domingo, 25 de outubro de 2015

FILMES SOBRE CONSCIÊNCIA NEGRA

DISPONÍVEIS NA BIBLIOTECA DA EMFC:

PROJETO A COR DA CULTURA

Projeto educativo de valorização da cultura afro-brasileira por meio de programas audiovisuais, fruto de uma parceria entre o MEC, Fundação Cultural Palmares, Canal Futura, Petrobras e Centro de Informação e Documentação do Artista Negro (CIDAN). Iniciado em 2004, o projeto está apoiado na Lei 10.639/03, que estabelece o ensino da história da África e dos negros nas escolas brasileiras.

O projeto é composto pelos seguintes programas:

411- HERÓIS DE TODO MUNDO – DVD’s que têm o papel de difundir a história de heróis negros que não constam nos livros de história e que consagram a presença do negro no Brasil, para além do período escravocrata. Cada vídeo tem duração de um minuto e trinta segundos.

412 - LIVROS ANIMADOS – Incentivar a leitura e difundir entre crianças e educadores de todo o país lendas e contos africanos e afro-brasileiros, bem como a produção dos principais autores e ilustradores nacionais, por meio de animação da história original e ilustrações dos respectivos livros produzidos recentemente.

413 - MOJUBÁ – DVD’s que mostram a riqueza do patrimônio dos afrodescendentes e sua relação com os movimentos de resgate da cultura local e hábitos atuais do povo brasileiro. São manifestações populares que fazem parte da herança cultural africana que moldou a identidade brasileira por meio de ritos, festas, tradições. São abordadas especialmente a culinária, a literatura e a história.

414 - NOTA 10 – Consiste em programas de televisão, veiculados pelo Canal Futura, da Fundação Roberto Marinho, voltados a educadores e pais, que apresentam diferentes metodologias de ensino em que são registrados o trabalho de educadores e escolas que participaram do projeto na Fase 1.

498 - KIRIKU é um longa-metragem de animação franco-belga de 1998 dirigido por Michel Ocelot. Retrata uma lenda africana, em que um recém-nascido superdotado que sabe falar, andar e correr muito rápido se incumbe de salvar a sua aldeia de Karabá, uma feiticeira terrível.

366 - CAROLINA - Curta (Dir. Jeferson De / BRA, 2003 / 15 min. / Documentário / Livre) traz Zezé Mota no papel de Carolina de Jesus, mulher negra e ex-favelada, que denunciou a fome, o preconceito e a miséria em seu diário, mais tarde publicado com grande sucesso editorial.

365 A NEGAÇÃO DO BRASIL (Dir. Joel Zito Araújo / BRA, 2000 / 91 min. / Documentário / 12 anos) onde os tabus, preconceitos e estereótipos raciais são discutidos a partir da história de luta de atores negros pelo reconhecimento de sua importância na história da telenovela.

504 - DIAMANTE DE SANGUE
O filme conta a história da guerra civil (1991 - 2002) em Serra Leoa, um país do oeste africano. Os conflitos se dão entre o governo e a Força Unida Revolucionária (FUR), que lutam entre si pelo controle da produção de diamantes do país. Uma história atual.


COLEÇÃO: IMAGEM DOS POVOS:

619 – FREDDY ILANGA - (2009, 24’) Direção: Katrin Hansing (África do Sul, Cuba e EUA) Em abril de 1965 , Freddy Ilanga, um jovem congolês de quinze anos, tornou-se professor e tradutor particular do idioma Swahili para Che Guevara, durante os sete meses da missão de Che para treinar rebeldes contra o governo de Joseph-Desiré Mobutu, no Congo. Após este período foi enviado a Cuba. Quarenta anos se passaram e ele perdeu todo o contato com sua família e sua pátria. E o filme trata do desalojamento de pessoas, com uma história sobre migração e desabrigo, e os elevados custos humanos do exílio e da separação familiar.

618 – MINHA BRANQUINHA - Minha branquinha (Me Broni BA) de 2008 (22’) com direção de Akosua Adoma Owusu produção de Ghana. Me Broni Ba é um apelido carinhoso para as crianças brancas, algo como “minha branquinha”, ou “meu bebezinho branco”, e o filme conta a história de crianças da cidade de Kumasi, em Ghana, que na ausência de bonecas e bonecos que representem de forma lúdica o corpo negro, brincam com bonecas e bonecos de cor branca. Então uma criança de Ghana migra para os Estados Unidos e descobre a origem de suas bonecas brancas. O legado do colonialismo europeu na África é evocado por meio de imagens de mulheres fazendo tranças de cabelo em bonecas brancas.

617 – QUILOMBO DE GURUTUBA - Quilombo de Minas (Quilombo de Gurutuba – Norte de Minas Gerais) (2006, 20’) Direção: Cida Reis e Júnia Torres (Brasil). Escanteados e separados entre si por várias fazendas, os quilombolas Gurutubanos buscam, por meio do acampamento “Palmares”, recuperar parte de seu território. Organização, esperança, luta e fortalecimento identitário são os ingredientes que unem este povo remanescente de africanos escravizados no Norte de Minas.

216- AMISTAD é um filme de 1997, drama histórico, realizado por Steven Spielberg, e com Antony Hopkins e Morgan Freeman no elenco
A história remonta ao ano de 1839 e é baseada em factos verídicos que ocorreram a bordo do navio La Amistad. Relata a luta de um grupo de escravos africanos em território americano, desde a sua revolta até seu julgamento e libertação.
Através desta trama de forte conteúdo emocional, é possível conhecer as condições de captura e transporte de escravos africanos para os trabalhos na América do Norte, a máquina jurídica americana de meados do século XIX e o germe das primeiras medidas para a abolição da escravatura naquele território.

633 – A COR PÚRPURA - Durante a década de 30, Celie Johnson, uma mulher negra no Sul dos Estados Unidos, luta discretamente para manter a sua dignidade face a um marido que a oprime. Celie engravidou do pai aos 14 anos, foi brutalmente separada da irmã quando criança e obrigada a casar com um homem violento. Porém, a sua integridade e determinação vão lentamente acabando por prevalecer num ambiente que lhe é completamente hostil.
  
634 – UM SONHO POSSÍVEL - Michael Oher (Quinton Aaron) era um jovem negro, filho de uma mãe viciada e não tinha onde morar. Com boa vocação para os esportes, um dia ele foi avistado pela família de Leigh Anne Tuohy (Sandra Bullock), andando em direção ao estádio da escola para poder dormir longe da chuva. Ao ser convidado para passar uma noite na casa dos milionários, Michael não tinha ideia que aquele dia iria mudar para sempre a sua vida, tornando-se mais tarde um astro do futebol americano.

636 – HOMENS DE HONRA - Carl Brashear (Cuba Gooding Jr.) veio de uma humilde família negra, que vivia em uma área rural em Sonora, Kentucky. Ainda garoto, no início dos anos 40, já adorava mergulhar, sendo que quando jovem se alistou na Marinha esperando se tornar um mergulhador. Inicialmente Carl trabalha como cozinheiro que era uma das poucas tarefas permitidas a um negro na época. Quando resolve mergulhar no mar em uma sexta-feira acaba sendo preso, pois os negros só podiam nadar na terça-feira, mas sua rapidez ao nadar é vista por todos e assim se torna um "nadador de resgate", por iniciativa do capitão Pullman (Powers Boothe). Quando Brashear solicita a escola de mergulhadores encontra o comandante Billy Sunday (Robert De Niro), um instrutor de mergulho áspero e tirânico que tem absoluto poder sobre suas decisões. No princípio Sunday faz muito pouco para encorajar as ambições de Brashear e o aspirante a mergulhador descobre que o racismo no exército é um fato quando os outros aspirantes brancos - exceto Snowhill (Michael Rapaport), que por isto foi perseguido por Sunday - se negam a compartilhar um alojamento com um negro. Mas a coragem e determinação de Brashear impressionam Sunday e os dois se tornam amigos quando Brashear tem de lutar contra o preconceito e a burocracia militar, que quer acabar com seus sonhos de se tornar comandante e reformá-lo.

645 – O CONTADOR DE HISTÓRIAS –  O filme relata a trajetória real de Roberto Carlos Ramos, um menino cheio de imaginação que é deixado pela mãe em uma entidade assistencial recém criada pelo governo na década de 70. Aos treze anos, após incontáveis fugas, ele é classificado como ‘irrecuperável’ nas palavras da diretora da entidade. Contudo, para a pedagoga francesa Margherit Duvas (Maria de Medeiros), que vem ao Brasil para o desenvolvimento de uma pesquisa, Roberto representa um desafio. Determinada a fazer do menino o objeto de seu estudo, ela tenta se aproximar dele. O que surge entre os dois é uma relação de amizade e ternura, que porá em xeque a descrença de Roberto em seu futuro e desafiará Margherit a manter suas convicções.

247 - EIHÁ: Memória e infância no reino do Gongo do Aglomerado Santa Lúcia. Produção: Imagem dos povos; T’AI Criação e Produção.
Direção: ASSUMPÇÃO, Adyr; BRAGA, Tâmara. Documentário. Roteiro de edição/Música base/ gráficos/ Finalização: Carlos Magno.
Câmera: Daniel Cruz; Gisele Miné; Rodrigo Coelho. Orientador de Técnicas Visuais: Chico de Paula. Realizado pelo programas:
UNIAFRO/SESU/MEC/Programa Ações Afirmativas na UFMG. Belo Horizonte: 2007. DVD (18 min) color.

712 – DUELO DE TITÃS, com Denzel Washington, que interpreta o treinador Herman Boone.
Baseado numa história real, este filme seguido de acontecimentos dramáticos ocorreu em Alexandria, no Estado da Virgínia em 1971. Herman, um técnico negro de futebol americano, é contratado para trabalhar com um time integrado de duas escolas colegiais, os 'Titãs'. Herman tem que enfrentar a indiferença dos jogadores e um frio relacionamento com seu assistente Bill Yoast, um técnico branco que perdeu a vaga para ele. É bem claro que a hostilidade de Bill é por estar subordinado a um homem negro. Os dois aprendem que têm muito em comum e se concentram em fazer do time um campeão. Carismático, porém determinado, Herman resolve levar os jogadores para acampar por duas semanas. Lá eles são treinados rigorosamente, tanto fisicamente como em unidade do time, forçando-os a viver e trabalhar juntos.

838 – INVICTUS – O recém-eleito presidente, Nelson Mandela (Morgan Freeman) tinha consciência que a África do Sul continuava sendo um país racista e economicamente dividido, em decorrência do apartheid. A proximidade da Copa do Mundo de Rúgbi, pela primeira vez realizada no país, fez com que Mandela resolvesse usar o esporte para unir a população. Para tanto chama para uma reunião Francois Pienaar (Matt Damon), capitão da equipe sul-africana, e o incentiva para que a selação nacional seja campeã.

823 – À PROCURA DA FELICIDADE - Chris Gardner (Will Smith) é um pai de família que enfrenta sérios problemas financeiros. Apesar de todas as tentativas em manter a família unida, Linda (Thandie Newton), sua esposa, decide partir. Chris agora é pai solteiro e precisa cuidar de Christopher (Jaden Smith), seu filho de apenas 5 anos. Ele tenta usar sua habilidade como vendedor para conseguir um emprego melhor, que lhe dê um salário mais digno. Chris consegue uma vaga de estagiário numa importante corretora de ações, mas não recebe salário pelos serviços prestados. Sua esperança é que, ao fim do programa de estágio, ele seja contratado e assim tenha um futuro promissor na empresa. Porém seus problemas financeiros não podem esperar que isto aconteça, o que faz com que sejam despejados. Chris e Christopher passam a dormir em abrigos, estações de trem, banheiros e onde quer que consigam um refúgio à noite, mantendo a esperança de que dias melhores virão.


Nenhum comentário:

Postar um comentário