sexta-feira, 12 de junho de 2015

Projeto Mancala

Os alunos do turno da manhã descobriram uma nova atividade na hora do recreio na BIBLIOTECA. É o projeto MANCALA: um jogo de estratégia!
MANCALA  é considerado o jogo mais antigo do mundo. Sua origem vem de longa data, cerca de 7.000 anos, e, ao que tudo indica, é o “pai” dos jogos. Sua provável origem encontra-se no continente africano, mais precisamente no Egito. Seus tabuleiros mais antigos foram encontrados em escavações da cidade síria de Aleppo, no templo Karnak (Egito) e no Theseum (Atenas). Do vale do Nilo, espalhou-se por toda a África e todo o oriente. Atualmente é jogado em todos os continentes e difundido através de seus apreciadores e de educadores, em escolas e universidades.

É um jogo de estratégia relacionado à semeadura. Seu nome tem origem na palavra árabe nagaala que significa “mover”. Simula o ato de semear, a germinação das sementes na terra, seu  desenvolvimento e a colheita. O movimento das sementes pelo tabuleiro era  associado ao movimento celeste das estrelas e o próprio tabuleiro simbolizava o Arco Sagrado.
O aspecto interessante do jogo é que muitas vezes a melhor jogada não é resgatar as sementes alheias num primeiro momento, é observar e se preparar para um ataque futuro ou escapar de uma cilada do adversário.

Nenhum comentário:

Postar um comentário